O Lipedema é causado pelo acúmulo de gordura anormal nas pernas, quadris, coxas e braços.

Apesar da impressão de ser uma doença nova, ela foi descrita em 1940 por médicos da Mayo Clinic – USA.

Diferente da obesidade, a sua distribuição corporal não é uniforme e, às vezes, é confundido com o linfedema que é o acúmulo de líquido no subcutâneo.

Se você apresenta algum desses sintomas, é possível que esteja sofrendo de lipedema.

SOBRE O LIPEDEMA

Lipedema: guia completo — sintomas, graus, diagnóstico e tratamento

Não espere os sintomas piorarem!

O importante no lipedema é reconhecer os sinais e sintomas e entendê-los para buscar o tratamento e o acompanhamento adequados para que não interfira na sua saúde nem na sua qualidade de vida.


Uma equipe multidisciplinar, composta de nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, cirurgiões vasculares e plásticos é o pilar fundamental na abordagem destes pacientes.


Mudanças no estilo de vida, como novos hábitos alimentares, exercícios físicos regulares, terapia de compressão adequada e principalmente evitar fatores que pioram os sintomas, são essenciais para ter uma vida de qualidade.


A abordagem cirúrgica pode ser indicada, mas deve-se sempre ser realizada após um período de acompanhamento e estabilização clínica.


Se você suspeita que tem Lipedema, marque uma avaliação para obter um diagnóstico adequado e iniciar um acompanhamento para mudar de vida.

O tratamento do lipedema é ideal para quem:

Para quem é esse tratamento?

Foi diagnosticado ou suspeita de ter lipedema e busca um alívio eficaz para os sintomas.


Sofre com dores, inchaços ou dificuldades de mobilidade causados pelo acúmulo de gordura em regiões específicas.


Deseja melhorar sua qualidade de vida, reduzindo os impactos emocionais e físicos dessa condição.


Já tentou dietas, exercícios e outros métodos sem sucesso no tratamento dossintomas.

Planejamos cada etapa do seu cuidado com precisão e atenção aos detalhes. Siga este caminho para conquistar sua saúde vascular e qualidade de vida

LIPEDEMA

Classificação funcional do Lipedema

Estágio I

A pele é normal, o subcutâneo ainda apresenta uma consistência macia.


Porém ao deslizar a mão sobre a pele, você nota pequenos nódulos (bolinhas).


Como se fosse um colar de pérolas.

Estágio IV


Apresenta a deformação lobular de toda a pele e nódulos grandes associado a esclerose do subcutâneo e pele.


São todas as manifestações do grau III, em um grau de maior severidade e associado com o linfedema.


Muitas vezes confundido com elefantíase.

Estágio II


A superfície da pele já não é mais uniforme, a pele passa a ser irregular e um pouquinho mais dura.


Ao deslizar a mão sobre esta pele, sentimos nódulos maiores, a chamada lipoesclerose.


É comum a confusão com celulite. A partir deste estágio, a resposta ao tratamento já começa a ser mais desafiadora.

Estágio III


A pele deforma-se em dobras flácidas, formando aventais. As deformidades são visíveis sem manipular a pele, e os nódulos de gordura são maiores e irregulares.


Além disso, há áreas de fibrose palpáveis, semelhantes a cicatrizes, e os pacientes começam a ter dificuldades em se movimentar.

TIPO 1 – região pélvica – bumbum e quadril, o chamado culotes


TIPO 2 – associa o tipo I com o acometimento até o joelho. É o mais comum


TIPO 3 – associa o tipo II se estendendo até o tornozelo


TIPO 4 – acometimento dos braços. Frequentemente associado com os tipos II e III


TIPO 5 – somente acomete as pernas. É o mais raro

Classificação funcional do Lipedema

O diagnóstico do lipedema é importante para evitar confusão com celulite ou linfedema. A avaliação médica criteriosa é fundamental para suspeita e diagnóstico.


Exames como ultrassom e bioimpedância associados a testes de intolerância alimentar são complementares para o diagnóstico e definição da melhor terapêutica.


Além disso, o profissional médico pode realizar testes para verificar os hormônios e condições clínicas associadas como diabetes ou dislipidemias.


Com um diagnóstico preciso, é possível desenvolver um plano de tratamento personalizado para cada paciente.

Como diagnosticar o lipedema?

Quais os sinais e sintomas mais comuns no lipedema?

  • Inchaços simétricos
  • Dor ao toque e à pressão
  • Dor descrita como “queima como fogo”
  • Frequentemente “ninhos de vasinhos” na face lateral da coxa
  • Tendência para hematomas
  • Predisposição familiar
  • Pele suave, com nódulos e covas típicas

Lipedema e Linfedema
são a mesma coisa?

Não. O linfedema é o acúmulo de líquido no subcutâneo e geralmente afeta apenas um lado do corpo e pode incluir as mãos e os pés. Além disso, o linfedema afeta homens e mulheres. No exame de ultrassom é nítido o acúmulo de líquido.

Como saber se tenho
celulite ou lipedema?

Há uma grande diferença entre celulite e Lipedema. O Lipedema é uma condição médica que pode resultar em dor, hematomas e inchaço. Por outro lado, a celulite é puramente cosmética e não causa dor e o tratamento envolve basicamente questões estéticas.

O tratamento do lipedema na Vascular Care combina tecnologias avançadas e acompanhamento contínuo para oferecer os melhores resultados.

Lipedema

TRATAMENTOS

DEEP SLIM

Aparelho de última geração, exclusivo na região, que auxilia no tratamento do lipedema, reduzindo o processo inflamatório e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Alívio da dor e desconforto: O Deep Slim utiliza tecnologia avançada para reduzir o processo inflamatório no corpo, proporcionando alívio imediato das dores e desconfortos associados ao lipedema.


Redução do inchaço: Com a ação direta sobre a circulação e o sistema linfático, o tratamento diminui o inchaço nas pernas, braços e quadris, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida.


Melhora da mobilidade e conforto: Ao aliviar a dor e o inchaço, o Deep Slim facilita os movimentos e contribui para o retorno às atividades cotidianas, com maior disposição e liberdade.


Resultados visíveis em poucas sessões: Muitos pacientes percebem uma melhora significativa já nas primeiras semanas de tratamento, com redução do volume nas áreas afetadas, sensação de leveza nas pernas e braços e melhora do aspecto das nodulações

Dê o próximo passo agora mesmo!

Você não precisa continuar vivendo com dor, desconforto ou insegurança sobre a aparência das suas pernas. Agende uma consulta para avaliação completa e início do seu tratamento.

Depoimentos de quem já passou por aqui

A Vascular Care é referência em tratamentos vasculares e endovasculares, com foco em procedimentos avançados e cuidados humanizados específicos para cada paciente.

Pacientes comprovam nossa excelência e cuidado

Esclareça suas dúvidas sobre Lipedema

Respostas objetivas às perguntas que recebemos sobre cuidado, saúde e bem-estar vascular.

DUVIDAS

Qual é a diferença entre pernas gordas e lipedema?

O acúmulo de gordura associado ao excesso de peso ocorre em todo o corpo.  No Lipedema, a gordura ocorre nos membros, poupando mãos e pés. A gordura do lipedema apresenta nódulos que parecem pequenas pérolas ao toque, associado a mudanças na textura da pele com espessamentos em casos avançados. Pessoas com lipedema em estágio inicial geralmente não têm diabetes, colesterol ou pressão altos.

O Lipedema tem cura?

Assim como as varizes, o lipedema tem cuidados e tratamentos, mas não tem cura. Isso porque o lipedema é uma doença crônica, que não desaparece de forma definitiva mesmo com intervenções cirúrgicas. Os cuidados clínicos e as mudanças dos hábitos de vida são indispensáveis por toda a vida. A perda de peso e um estilo de vida saudável ajudam a manter a gordura e a inflamação do lipedema sob controle.

Como é a cirurgia do lipedema?

O tratamento cirúrgico considerado eficaz contra o Lipedema é o procedimento que faz a retirada da gordura doente através da lipoaspiração. É uma prática que acontece em etapas, respeitando o intervalo recomendado pelo médico. Somente deve ser realizada após um acompanhamento clínico para reduzir a inflamação do Lipedema. A quantidade de gordura aspirada também deve estar de acordo com as limitações de cada paciente. O lifting de coxa, que é a retirada da gordura associada a ressecção de pele, pode ser necessário em casos avançados.

© Copyright Vascular Care® 2025 Todos os direitos reservados | CNPJ: 18.203.963/0001-58 | Endereço: Av. Trompowsky 291 Sl. 703 Centro - Florianópolis - SC CEP: 88.015-300 Dr. Marcelo Barbosa Mandelli - CRM-SC 7208 | Cirurgião Vascular | Diretor técnico Dr. Marcos Piazzetta Bueno - CRM-SC 24.601 | Cirurgião Vascular Dra. Duane Faccenda Baccin - CRM-SC 27.173 | Cirurgiã Vascular Dra. Patsy Geraldine Balconi Mandelli - CREFITO-SC 11382 | Fisioterapeuta | Design - Claiton Lemes | Política de Privacidade | Política de Cookies