Nosso Blog

Notícias úteis para que você possa se manter informado(a)

Benefícios de tratar varizes com laser

Antigamente, o único tratamento possível para as varizes era a cirurgia de remoção das veias das pernas. Hoje existem técnicas mais modernas para resolver o problema. Confira os benefícios de tratar varizes com laser em vez de optar pela cirurgia convencional.

Um dos receios para a busca do tratamento de varizes é ter de passar por grandes cortes na área afetada e ter de enfrentar um tempo prolongado de recuperação. Essas preocupações desaparecem quando o tratamento é feito utilizando alguma das técnicas à laser.

Como é feito o tratamento com laser

O laser endovenoso (diodo 1470nm) é utilizado para fazer a ablação (cauterização) interna das veias sem que seja necessário fazer a retirada da veia afetada. Uma das vantagens deste procedimento é que, por ser muito menos invasiva, a cirurgia utilizando laser não provoca o rompimento das veias colaterais – o que diminui o trauma cirúrgico.

O tratamento é realizado através da introdução de uma fibra óptica que transmite a energia do laser para o interior da veia por meio de uma pequena punção venosa. Todo esse procedimento é realizado através do ecodoppler colorido, equipamento que traz segurança para o médico e para o seu paciente.

Benefícios do tratamento

Com o uso do ecodoppler colorido o médico consegue fazer uma identificação melhor da doença varicosa e potencializar, desta forma, os resultados do tratamento. Além disso, o laser endovascular apresenta resultados surpreendentes nas varizes recidivadas (que voltam a aparecer após o primeiro tratamento), nas pacientes com histórico de flebites (inflamação na parede de uma veia) ou úlceras e nos casos onde há fibroses (cicatrizes) nas pernas.

Outra vantagem é que o tempo de internação é reduzido, assim como o pós-operatório, que é simplificado. Isso ocorre porque aparecem menos hematomas após o procedimento, o que facilita o retorno breve dos pacientes às atividades normais. Ainda que estes sejam os benefícios mais básicos deste tipo de tratamento, uma correta avaliação do cirurgião vascular pode identificar outras vantagens caso a caso.

Gostou conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posts recentes

Cadastre-se em nossa Newsletter